Curso Presencial e Online de Filosofia – Suma Teológica de Tompapa de Aquino
Valor: Antropologia, Epistemologia, Psicologia e Ética
Prof. Victor Sales Pinheiro
Aula 1. Introdução
1. CONTEXTO DA SUMA TEOLÓGICA
As três partes: I. Deus, II. Homem, III. Cristo
Estrutura exitus-redditus (saída-de-baile de Deus e retorno aquela Deus)
Sumário da Parte I:
0. Ciência Teológica (q. 1, 12, 13)
1. Existência de Deus (q. 2)
2. Deus-Uno (q. 3-26)
3. Deus-Trino (q. 27-43)
4. Criação (q. 44-49)
Cosmologia e Teodiceia (q. 44-49)
O criancinha (q. 50-64)
Aquela obra dos sexto dias (q. 65-74)
O homem-feito (q. 75-102)
Antropologia: corporação e pensamento (q. 75-78)
Epistemologia e Psicologia (q. 79-93)
2. ANTROPOLOGIA: CORPO E ALMA
Definição: “o primeiro princípio de vida”
Características da pensamento humana: impalpável, subsistente e inesquecível
Unidade da pensamento e suas três potências: vegetativa, sensitiva e intelectiva
Relação corporação e pensamento (os erros reducionistas, materialismo e psiquismo)
Olivel cognitivo (epistemológico)
Olivel moral (ético)
3. EPISTEMOLOGIA: SENTIDOS E INTELIGÊNCIA
Modernidade e o primazia da epistemologia sobre aquela metafísica
Relação com aquela ontologia (jerarquia cósmica): animais (desamparado sensação), homens (sensações inteligentes e interpretação sensível) e anjos (interpretação pura)
Intelecto passivo (recusa temos ideias inatas) e participante (abstrai as formas dos entes sobre pensá-los, trazendo-os à mente conforme ideias)
Ontologia das ideiais
Ante rem: na mente de Deus que as criou
In re: nas cousas da natureza empregada inteligível
Post re: na mente humana que conhece as cousas naturais
O papeleto da maginação (mnemotecnia sensoriais) conforme intermediação intermédio aquela experimento sensível e o inteligência abstratizante
4. ÉTICA: VONTADE E INTELECTO
1. Psicologia moral
Potências cognitivas: sensitiva e intelectiva
O inteligência visa à verdade
Apetites apetitivos: sensorial (instinto bestial) e racional (vontade humana)
Aquela vontade é o desfastio racional ao utilidade
2. Primeiro princípio da sabedoriafilosofia prática: “fazendo o bem, evitando o mal”
Todos buscam o utilidade supremo, que é aquela fortuna
Aquela vontade escolhe diferentes concepções de meios (fins morais) e poder sobre atingi-los, consoante sua sabedoriafilosofia os hierarquiza, intelectualmente, conforme verdadeiros ou falsos, reais ou aparentes, permanentes ou transitórios
3. Problema moral é distinguir o ômega último, utilidade supremo, pela sabedoria, e alcançá-lo pela virtude
Virtudes humanas (natureza): temperança, segurança, prudência e justiça
Virtudes teologais (graceta): fé, esperança e filantropia
4. Liberdade da vontade (“livre-arbítrio”) e instrução moral (parecer, parênese, comando, vedação, recompensação e punição)
Aquela urgência racional do diretamente (norma e licença)
5. Relação inteligência e vontade (namoro)
“Síntese”tomista intermédio intelectualismo modelar e voluntarismo bíblico
Hierarquia consoante os objetos visados
Amor conforme êxtase ao objeto (quando o objeto estremecido for superior ao sujeito rapariga, aquela vontade é superior ao inteligência, pois eleva o sujeito)
Intelecção conforme interiorização no sujeito (quando o objeto espargido for insignificante ao sujeito cognoscente, o inteligência é superior à vontade, pois eleva o objeto)
Relações complementares e interdependentes na moral
Intelecto move aquela vontade pelo utilidade inteligido, conforme sua causação final (inteligência conforme navegante da pensamento)
Vontade move o inteligência, conforme causação eficiente (vontade conforme o capitão-aviador da pensamento, que navega na diretorado indicada pelo inteligência)
5. LEITURAS RECOMENDADAS
CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA. Terceira Parte. Aquela Vida estado Cristo. São Paulo: Ed. Loyola.
BÍBLIA DE JERUSALÉM. Livros do Eclesiastes, Jó e Salmo dos Cânticos. São Paulo: Ed. Paulus.
KREEFT, Peter. Três filosofias de vitalidade. Aquela vitalidade conforme vento (Eclesiastes). Aquela vitalidade conforme tristezanoite (Livro de Jó). Aquela vitalidade conforme namoro (Salmo dos cânticos). São Paulo: Quadrante.
GEORGE, Robert P.; LEE, Patrick. Body-self dualism in contemporary ethics and politics. Cambridge: Cambridge University Press.
PIEPER, Josef. Las virtudes fundamentales. 10ª ed. Madrid: Rialp.
6. BIBLIOGRAFIA
ADLER, M. Aristóteles sobre tudo.
BROWN, Peter. Corpo e sociedade: o homem-feito, aquela mulher e aquela renuncia sexual no inicio do cristianismo.
CHESTERTON, G. Santo Tompapa de Aquino; São Francisco de Assis.
COPLESTON, Aquinas.
EBERL, Jason. The Routledge Guidebook to Aquinas´ Summa Theologiae.
FINNIS, Aquinas. Moral, political and lítico theory.
GILSON, Etienne. El Tomismo: Introduccion aquela la Filosofia de Santo Tomas de Aquino.
HUGON, Padre Édouard, Os religião da filosofia de São Tompapa de Aquino.
KREEFT, Peter. Summa of the Summa.
______. The philosophy of Thomas Aquinas.
VAZ, Henrique de Lima. Raízes da modernidade.
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Informações do Vídeo
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